terça-feira, 16, abril ,2024
ELEIÇÕES DO CAU

ELEIÇÕES DO CAU: INSCRIÇÕES DE CHAPAS

O período para o registro de candidaturas, para concorrer nas eleições no CAU 2023, vai de 31 de julho a 18 de agosto. A participação no pleito de 10 de outubro é obrigatória para todos os arquitetos e urbanistas com menos de 70 anos, neste ano as eleições se diferenciam pelo preenchimento de cotas de representatividade. A intenção é fortalecer a diversidade, com mais mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e profissionais do interior contribuindo com as decisões do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

Para contemplar as cotas de diversidade existe um cálculo feito conforme a quantidade de profissionais registrados. O CAU/SC se enquadra na categoria “9.001 ou mais profissionais”, devendo atender pelo menos três critérios de representatividade, não necessariamente na mesma vaga. Para facilitar a compreensão, o CAU/BR publicou três tutoriais no SICCAU, disponíveis em Eleições 2023 / Cadastro de chapa, neste link aqui. O regulamento determina que 30% das vagas do primeiro terço, na inscrição das chapas, devem ser destinadas aos cotistas. Para compreender melhor os critérios de representatividade, as orientações estão resumidas num vídeo didático, no canal @CAUSCoficial no Youtube, neste link aqui.

Além de anotar a data do pleito no calendário, é necessário ter cadastro no site GOV.BR, lembrar a senha utilizada, e estar com os dados atualizados no SICCAU, para ter acesso ao sistema no dia 10 de outubro. Arquitetos e urbanistas de todo o país vão eleger 402 conselheiros titulares nos CAU/UF, além de 28 conselheiros do CAU/BR, para exercer o mandato 2024-2026. Em Santa Catarina, a quantidade de Conselheiros do CAU/SC vai passar de 17 para 19 profissionais, conforme a proporção definida pela Lei 12.378/2010: acima de 3 mil profissionais inscritos são nove conselheiros + 1 para cada 1 mil inscritos ou fração, descontados os 3 mil iniciais.